Hoje é o dia de Gandhi e da não violência. Veja na página de espiritualidade o artigo e aqui as mais belas frases de Gandhi.
Gandhi
Eu creio que sou incapaz de odiar. Através de uma disciplina baseada na oração, faz pelo menos quarenta anos que procuro amar todos.
A única revolução possível é dentro de nós.
Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho
Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros.
É o sofrimento, e só o sofrimento, que abre no homem a compreensão interior.
A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade
A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência
O capital em si não é mau; mas o mau uso dele transforma-o num mal.
A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.
Há o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas; não há o suficiente para a cobiça humana.
Eu sou contra a violência porque parece fazer bem, mas o bem só é temporário; o mal que faz é que é permanente.
A não-violência absoluta é a ausência absoluta de danos provocados a todo o ser vivo. A não-violência, na sua forma ativa, é uma boa disposição para tudo o que vive. É o amor na sua perfeição.
Nunca use violência de nenhum tipo. Nunca ameace com violência de nenhum modo. Nunca sequer tenha pensamentos violentos. Nunca discuta, porque isto ataca a opinião do outro. Nunca critique, porque isto ataca o ego do outro. E o seu sucesso está garantido.
Sou favorável a um calendário unificado, da mesma forma que advogo um só valor monetário para todos os países e uma língua auxiliar mundial, como é o Esperanto, para todos os povos.
Unir a mais firme resistência ao mal com a maior benevolência para com o malfeitor. Não exite outro modo de purificar o mundo.
A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade.
Quem busca a verdade, quem obedece a lei do amor, não pode estar preocupado com o amanhã.
Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio.
Todas as minhas experiências me provaram que não existe outro deus a não ser a verdade.
A satisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo, e não em tê-lo alcançado.
A mulher deve ser meiga, companheira do marido, tanto na alegria como na tristeza. O homem deve ser amigo da mulher e, no seu amor, deve respeitar sua alma e seu corpo como sagrados que são.